Warning: Undefined array key "options" in /home/storage/8/0d/7f/cursinhoconcurso1/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192
Governo Federal pode autorizar mais 10 mil vagas neste ano - Cursinho para Concursos Públicos
Preparatório para Concurso Publico

Concursos Federais: podem ser autorizadas mais 10 mil vagas neste ano

Após 8.370 vagas autorizadas, ministério cogita autorizar mais 10 mil ainda em 2023

Cursinho para Concurso Público

Cursos PRESENCIAIS com os MELHORES professores nas Unidades Metrô Armênia ou Santo Amaro

A ministra Esther Dweck declarou hoje, 24 de julho, em entrevista ao Jornal Folha de S. Paulo que cogita antecipar a autorização de mais 10 mil vagas que seriam autorizadas apenas em 2024 ainda para este ano.

O Ministério de Gestão e Inovação, comando por Dweck, tem o entendimento de que a autorização só em 2024 atrapalharia os planos de reposição de pessoal na estrutura da Administração Pública Federal, uma vez que dessa forma nomeações só seriam possíveis em meados de 2025.

O plano de antecipação depende ainda de tratativas com o Ministério do Planejamento comandado pela Ministra Simone Tebet, segundo Esther Dweck.

Em 2023 já foi autorizada abertura de concursos para diversos órgãos da Administração Pública Federal, totalizando até o momento 8.370 vagas, distribúidas em 3 partes:

Nos primeiros meses de Governo houve autorização de 1.464 vagas em diversos órgãos. No entanto, essa primeira autorização não veio em forma de pacotão.

Já a segunda etapa de autorizações contemplou em junho 4.436 vagas distribuídas entre 20 ministérios.

Concursos Federais autorizados em junho parte 1Concursos Federais autorizados em junho parte 2

Depois em julho foram anunciadas mais 2.480 vagas em diversos órgãos fechando as autorizações confirmadas até o momento.

Concursos Federais autorizados em julho

Nos dois decretos, tanto o de junho como o de julho ficou estabelecido o prazo máximo de 6 meses para que cada órgão publique os respectivos editais para preenchimento das vagas.

A Ministra declarou ainda que a perda de cerca de 80 mil servidores desde 2016 é um desfalque que ainda não é compensado nem mesmo com todas essas autorizações em 2023, mas trazem ao menos grande melhoria na prestação do serviço público na Administração Federal.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram