Concursos Federais: podem ser autorizadas mais 10 mil vagas neste ano
Após 8.370 vagas autorizadas, ministério cogita autorizar mais 10 mil ainda em 2023
Cursinho para Concurso Público
A ministra Esther Dweck declarou hoje, 24 de julho, em entrevista ao Jornal Folha de S. Paulo que cogita antecipar a autorização de mais 10 mil vagas que seriam autorizadas apenas em 2024 ainda para este ano.
O Ministério de Gestão e Inovação, comando por Dweck, tem o entendimento de que a autorização só em 2024 atrapalharia os planos de reposição de pessoal na estrutura da Administração Pública Federal, uma vez que dessa forma nomeações só seriam possíveis em meados de 2025.
O plano de antecipação depende ainda de tratativas com o Ministério do Planejamento comandado pela Ministra Simone Tebet, segundo Esther Dweck.
Em 2023 já foi autorizada abertura de concursos para diversos órgãos da Administração Pública Federal, totalizando até o momento 8.370 vagas, distribúidas em 3 partes:
Nos primeiros meses de Governo houve autorização de 1.464 vagas em diversos órgãos. No entanto, essa primeira autorização não veio em forma de pacotão.
Já a segunda etapa de autorizações contemplou em junho 4.436 vagas distribuídas entre 20 ministérios.
Depois em julho foram anunciadas mais 2.480 vagas em diversos órgãos fechando as autorizações confirmadas até o momento.
Nos dois decretos, tanto o de junho como o de julho ficou estabelecido o prazo máximo de 6 meses para que cada órgão publique os respectivos editais para preenchimento das vagas.
A Ministra declarou ainda que a perda de cerca de 80 mil servidores desde 2016 é um desfalque que ainda não é compensado nem mesmo com todas essas autorizações em 2023, mas trazem ao menos grande melhoria na prestação do serviço público na Administração Federal.